Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-04-08 às 15h12

Inaugurado 54.º Espaço Cidadão da área metropolitana de Lisboa

Ministro da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, na inauguração do espaço do Cidadão do Lumiar, Lisboa, 8 abril 2019
«O Espaço Cidadão do Lumiar vem reforçar a oferta na área de Lisboa que, nos últimos tempos, tem registado uma forte procura na revalidação da carta da condução e outros serviços do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT)», afirmou a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, na inauguração desta infraestrutura.

A Ministra acrescentou: «Neste ponto único de acesso, os cidadãos encontram a assistência que precisam para serviços da Segurança Social (Instituto da Segurança Social), da Saúde (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), questões laborais (Autoridade para Condições Trabalho), questões de residência, para cidadãos estrangeiros (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), ou para alterarem a morada do Cartão do Cidadão ou fazer a Chave Móvel Digital».

«Com esta abertura, aumentam para 54 os Espaços Cidadão disponíveis na área metropolitana de Lisboa ficando a nossa capital ainda mais próxima dos seus munícipes», disse ainda Mariana Vieira da Silva.

4 milhões de atendimentos

«O Espaço Cidadão combina digitalização e proximidade, agregando a prestação de vários serviços de diferentes entidades, sendo inovador por proporcionar um atendimento digital assistido», afirmou também a Ministra.

Mariana Vieira da Silva lembrou que, desde novembro de 2015, «os Espaços Cidadão já realizaram cerca de 4 milhões de atendimentos», ao mesmo tempo que o Governo «reduziu em 27% os custos de instalação». 

«Temos trilhado um caminho de melhoria e é por esse caminho que prosseguimos. Temos de continuar a oferecer serviços mais próximos, mais simples, mais inclusivos e mais eficientes», acrescentou a Ministra.

«Um Estado cada vez mais moderno, mais inclusivo e mais próximo é o que temos procurado construir ao longo desta legislatura», disse Mariana Vieira da Silva, sublinhando que o Governo tem «promovido uma verdadeira cultura de modernização administrativa». 

Realçando que «a modernização administrativa não é um fim em si mesmo», mas um caminho, a Ministra referiu que o objetivo é muito claro: «servir melhor os cidadãos e melhorar a capacidade de resposta dos serviços públicos». 

«O Espaço Cidadão materializa esse princípio - à medida que avançamos na digitalização, importa oferecer assistência digital para que os cidadãos avancem sempre connosco», acrescentou. 

E concluiu: «Estamos cada vez mais próximos das necessidades das pessoas, expandindo a rede de serviços e melhorando o atendimento». Com o Espaço Cidadão do Lumiar, são já 350 infraestruturas deste tipo abertas desde novembro de 2015.