Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-27 às 12h18

Inauguração da Unidade de Regime Aberto do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus

Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, na inauguração da Unidade de Regime Aberto do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Lisboa, 27 fevereiro 2018
A Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, inaugurou a Unidade de Regime Aberto do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, com lotação para 56 reclusos.

Esta Unidade surge na sequência de reabilitação de um espaço degradado e foi projetada pelos serviços e construída, na sua quase totalidade, por mão-de-obra reclusa.

Helena Mesquita Ribeiro sublinhou o papel ressocializador desta Unidade: «As opções que tomamos têm, no centro, a melhor reintegração da população reclusa».

O espaço possui 10 camaratas, gabinetes de atendimento, bar, sala de convívio, refeitório e copa, ginásio, balneário e pátio. A Unidade encontra-se dotada de sistema de chamada, permitindo de imediato identificar quem e onde é acionado o sistema, permitindo uma maior prontidão de intervenção.

O investimento foi de 247 217,90 euros, incluindo a aquisição de materiais e o pagamento de salários aos reclusos.

Esta obra insere-se num trabalho em curso de requalificação dos Estabelecimentos Prisionais. No cumprimento desse compromisso, o Governo aprovou em Conselho de Ministros um relatório que define uma visão estratégica para o sistema de execução de penas e medidas penais e tutelar educativo para os próximos 10 anos, assim como um levantamento das necessidades a nível dos recursos humanos e materiais.
Tags: prisões
Áreas:
Justiça