Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-07-03 às 15h25

Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro recebe 20 viaturas para combate a incêndios

Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, na cerimónia de entrega de 20 viaturas ao Grupo de intervenção de Proteção e Socorro da GNR, Lisboa, 3 julho 2018
O Grupo de intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana recebeu 20 viaturas ligeiras para combater incêndios, no âmbito de um investimento de 2,2 milhões de euros que inclui a entrega de um total de 80 viaturas.

Na cerimónia de entrega, em Lisboa, o Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, afirmou que todos os veículos previstos estarão no terreno num período máximo de duas semanas e que a próxima entrega será feita a 6 de julho, com mais 21 viaturas.

«Estes carros vão para vários centros de meios aéreos e para as várias equipas que estão no terreno, já com os equipamentos de proteção individual», disse o Secretário de Estado.

José Artur Neves referiu que a força especial do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro foi reforçada com 500 novos elementos (passando a contar com 1064 militares) e que está preparada para intervir em todo o País, estando distribuída por 39 centros de meios aéreos.

«Antes estava sediada em 22 centros de meios aéreos, agora garante a operação em 39 centros de meios aéreos», acrescentou o Secretário de Estado, dizendo que num dos centros há dois helicópteros ligeiros que ajudam a aumentar para 40 o número de equipas helitransportadas capazes de fazer o ataque inicial de um incêndio.

O Secretário de Estado realçou a importância de «robustecer cada vez mais o ataque inicial», sublinhando a existência de 40 helicópteros ligeiros e médios capazes de chegar rapidamente à frente de fogo para garantir a sua eliminação e «evitar que ganhe proporções elevadas».

O Governo vai ainda entregar mais 16 viaturas pesadas de combate a incêndios rurais ao GIPS, carros que também já receberam o visto do Tribunal de Contas. Em maio, o GIPS já tinha recebido oito novas viaturas todo-o-terreno para ações de fiscalização florestal e combate de primeira intervenção em incêndios.