Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-29 às 11h42

Governo valoriza herança cultural da comunidade portuguesa em Rio Grande do Sul

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, em visita oficial a Rio Grande do Sul, Brasil, 28 novembro 2017
Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visita oficialmente Rio Grande do Sul, Brasil, 28 novembro 2017
«Novembro de 2018 marcará um momento de reforço da herança cultural e histórica de Portugal no Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, por via da realização da 30.ª edição do Encontro de Portugueses e Luso-Descendentes do Cone Sul, na cidade de Pelotas», afirmou o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Estas declarações foram feitas por José Luís Carneiro, que contactou com as comunidades portuguesas em Porto Alegre e em Pelotas, na visita oficial ao Brasil que realizou nos dias 28 e 29 de novembro. Participaram também o Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, o Diretor Geral de Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Júlio Vilela, e a Vice-Cônsul de Portugal em Porto Alegre, Adriana Ribeiro.

Da agenda do Secretário de Estado fizeram parte várias reuniões, tendo em vista a preparação daquele Encontro, cuja organização estará a cargo do Conselho das Comunidades do Cone-Sul. José Luís Carneiro reuniu-se com os responsáveis políticos estaduais e autárquicos, como o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e os Prefeitos de Porto Alegre e de Pelotas, Nelson Marchezan Júnior e Paula Mascarenhas, respetivamente. Todos se comprometeram a apoiar as iniciativas de valorização da cultura e da identidade portuguesas integradas nas comemorações do 30.º Encontro de Portugueses e Luso-Descendentes do Cone Sul, em 2018.

Reforço do associativismo português 

«O Encontro do Cone-Sul constitui um exemplo singular e muito relevante de associativismo português no mundo, porque congrega portugueses de três países – Argentina, Uruguai e Brasil (Rio Grande do Sul) -, promovendo um diálogo e um encontro alargados entre estas comunidades, e destas com o seu país de origem e a cultura portuguesa», disse o Secretário de Estado.

José Luís Carneiro sublinhou ainda a importância da renovação do movimento associativo português na diáspora, referindo que o mesmo deve integrar mais jovens e mais mulheres. 

«O novo regime de apoio ao associativismo português no estrangeiro proporciona apoios nesse sentido, apontando áreas de ação prioritárias: a divulgação da cultura, da língua e das tradições portuguesas, a promoção da cidadania e da participação política, a igualdade de género ou a formação de dirigentes associativos e a capacitação institucional», lembrou o Secretário de Estado.

José Luís Carneiro visitou e reuniu-se com as comunidades portuguesas na Casa de Portugal (Porto Alegre), e no Centro Português 1.º Dezembro e na Beneficência Portuguesa, ambas em Pelotas. Em todas as sessões procurou auscultar os Conselheiros das Comunidades, os dirigentes associativos e outros atores.

A passagem pelo Estado do Rio Grande do Sul constituiu a primeira fase de uma deslocação mais alargada, que contempla ainda visitas a Santos, Belém do Pará e São Luís do Maranhão.