Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-14 às 19h34

Governo vai contratar três mil investigadores em 2018

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que o Governo vai contratar, a termo, três mil investigadores durante 2018, num processo que começará logo no início do ano.

Na Assembleia da República, durante a discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2018 o Ministro referiu que o processo vai continuar em 2019, com mais dois mil investigadores, de forma a cumprir a meta mais recente do Governo para o emprego científico.

O regulamento do emprego científico foi aprovado por Manuel Heitor e entra em vigor depois de publicado em Diário da República.

O decreto-lei de estímulo ao emprego científico prevê a contratação de doutorados por um prazo máximo de seis anos, em substituição das bolsas de formação de pós-doutoramento.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), como principal entidade financiadora da investigação em Portugal, vai suportar os custos de contratação de doutorados para o desempenho de funções que estivessem a ser exercidas em instituições públicas por bolseiros doutorados que eram financiados, direta ou indiretamente, pela FCT há mais de três anos.

A contratação de três mil doutorados faz com que o orçamento global da Fundação para a Ciência e a Tecnologia para 2018 seja reforçado em 55 milhões de euros.