Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-06 às 19h01

Governo reforça consulado de Portugal em Santos

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, na entrega da Placa de Mérito ao Centro Cultural Português de Santos, Brasil, dezembro 2017
Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, na inauguração do Teatro Arménio Mendes, Santos, Brasil, dezembro 2017
«Arménio Mendes era um cidadão com qualidades excecionais, e foi capaz de associar um notável sucesso no domínio empresarial com um profundo humanismo», afirmou o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Estas declarações foram feitas no 1.º de Dezembro, na homenagem a título póstumo do comendador no Centro Cultural Português de Santos, no Brasil.

«Arménio Mendes nunca esqueceu as suas raízes portuguesas e foi sempre muito ativo na defesa dos laços fundamentais de Portugal no Brasil», acrescentou José Luís Carneiro.

O Secretário de Estado lembrou: «Quando, em 2008, foi convidado a assumir a função de Cônsul Honorário de Portugal em Santos, Arménio Mendes, afirmou aceitar, com a garantia que o Estado Português, mal tivesse condições, reassumiria uma presença forte e qualificada na cidade de Santos. Por decisão do Ministro dos Negócios Estrangeiros, assim vai acontecer».

«Podemos hoje garantir que os serviços consulares portugueses em Santos vão ser qualificados, quer no número de colaboradores afetos ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, quer no seu estatuto institucional», disse José Luís Carneiro.

Teatro renomeado Arménio Mendes

A cerimónia, que contou com a presença de mais de 400 pessoas, revestiu-se de grande simbolismo porque acresceu a reinauguração do Teatro do Centro Português de Santos: Este espaço foi alvo de obras de requalificação, passando agora a designar-se Teatro Arménio Mendes.

Estiveram presentes os familiares do homenageado, o Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, o Vice-Governador do Estado de São Paulo, Márcio França, o Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, o Diretor Geral de Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Júlio Vilela, o Cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço e o deputado Carlos Páscoa.

Foi ainda assinalado o 122.º aniversário do Centro Cultural Português, entidade distinguida com a Placa de Mérito das Comunidades Portuguesas, atribuída pelo Governo. 

Estabelecimento de protocolo de cooperação

O Secretário de Estado visitou também o município de São Vicente, local onde os colonos portugueses edificaram o primeiro povoado do Brasil, em 1532. 

Numa visita guiada pelo Prefeito Pedro Gouvêa e pelo presidente do Conselho Histórico, José Luís Carneiro ficou a conhecer o trabalho de valorização da herança cultural portuguesa que tem vindo a ser desenvolvido naquele município.

Foi assumida pelo Secretário de Estado a vontade do estabelecimento de um protocolo de cooperação com a Prefeitura de São Vicente com vista ao reforço da inserção dos atores da comunidade portuguesa na vida institucional daquele município do Estado de São Paulo.

Esta visita inseriu-se num programa mais amplo, realizado entre 28 de novembro e 4 de dezembro, que contemplou passagens pelas cidades de Porto Alegre e Pelotas (Rio Grande do Sul), Belém (Pará) e São Luís (Maranhão).