Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-12 às 12h12

Governo recolhe contributos sobre Portugal 2030

O Governo apresentou a recolha de contributos sobre a estratégia de Portugal após 2020, através do site Portugal 2030.

Essa recolha de contributos integra-se na iniciativa de debate e procura de consensos apresentada pelo Governo, sob a coordenação do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, no âmbito da qual já se realizaram vários debates com parceiros sociais e especialistas de várias áreas.

É intenção do Governo que nesta discussão se reflita sobre os grandes objetivos para o País, para os quais as políticas públicas se deverão orientar, o que necessariamente resultará também como linha orientadora para a preparação do próximo período de programação de fundos europeus, que deverá estar subordinado aos objetivos e opções que venham a ser definidos na estratégia para o País.

Até agora, vários membros do Governo já participam em reuniões com o Conselho Económico e Social, Comissão Permanente da Concertação Social e Conselho Nacional para a Economia Social e ainda associações e especialistas do Território (em Santarém), Conhecimento e Inovação (em Coimbra), Empresas (Porto) e Sustentabilidade Demográfica (Évora).

Com a consulta agora iniciada, o Governo pretende alargar a participação a toda a sociedade. Numa outra fase, a proposta de consenso para o Portugal 2030 estender-se-á à Assembleia da República.

Nas intervenções que tem vindo a realizar nas sessões públicas, o Primeiro-Ministro, António Costa, traçou como objetivo central do País a manutenção, na próxima década, da convergência com a Europa alcançada nos últimos três trimestres, através de dois eixos: o reforço da competitividade externa e o aumento da coesão interna de Portugal.