Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-29 às 15h37

Governo já recebeu 21 candidaturas de empresas afetadas pelos incêndios e já aprovou três

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, conversa com empresário durante a visita à empresa Pellets Power, afetada pelos incêndios de outubro, Mortágua, 29 novembro 2017 (Foto: Paulo Novais/Lusa)
O Governo já recebeu 21 candidaturas de empresas afetadas pelos incêndios de 15-16 de outubro, e já aprovou três, representando mais de 700 mil euros de apoios, disse o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, em Mortágua, no final de uma visita a duas empresas.

«Naturalmente, as candidaturas mais pequenas conseguimos despachá-las mais depressa, as maiores, temos de ter mais cuidado, temos de fazer as peritagens e tudo o mais», acrescentou.

O Ministro sublinhou que o Governo tem sentido uma «vontade enorme» dos empresários afetados apelos incêndios de reconstruirem as empresas «e, sobretudo, de salvaguardarem postos de trabalho».

Pedro Marques sublinhou ainda que muitas das cerca de 500 empresas afetadas já começaram a reconstruir as instalações quando ainda estão a tratar do processo de candidatura aos apoios.

200 milhões de apoio e crédito

O Ministro afirmou que os 200 milhões de euros anunciados pelo Governo - 100 milhões em apoio à reconstrução e outros 100 milhões de crédito - cheguem para repor a atividade das empresas afetadas pelos incêndios, «desde logo porque os seguros também estão a fazer a parte que lhes cabe».

«Primeiro, como temos dito, entra sempre o pagamento daquilo que cabe aos seguros e, depois, obviamente, entrará o apoio público», referiu.

Pedro Marques visitou a empresa de derivados de madeira Pellets Power, uma das maiores unidades industriais afetadas pelos incêndios de 15 de outubro, que possuía uma capacidade de produção de cerca de 100 000 toneladas anuais, 90% das quais para exportação, e que foi quase totalmente destruída.

A empresa sofreu prejuízos estimados entre os 12 e os 15 milhões de euros, mas mantém o pagamento de salários aos 40 funcionários e, na próxima semana, entrega a candidatura aos apoios à reconstrução.

O Ministro visitou também a Morpneus, uma firma de comércio e montagem de pneus, cujos sócios alugaram um novo espaço e voltaram ao trabalho, também salvaguardando os 10 postos de trabalho, enquanto procedem à reconstrução das instalações originais, cujo edifício teve de ser demolido.