Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-11-16 às 18h42

Governo realça importância de política pública para exportação da cultura

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, realçou a importância de haver uma política pública para a exportação da cultura nacional, durante um encontro com diversos agentes nacionais ligados à música em Leiria.
 
«Portugal é um país rico em talento, história, criadores e programadores, mas é um país pequeno, pela sua geografia», disse, no encerramento da Why Portugal Music Conference. «Por isso é muito importante conseguirmos abrir novos mercados e conseguirmos perceber que a cultura tem de ser atravessada por lógicas de posicionamento internacional», acrescentou.
 
Graça Fonseca afirmou que a exportação da cultura representa mais-valias com impacto económico para os agentes e para o próprio País. «O apoio à abertura de outros mercados e de outros públicos a autores e criadores portugueses é absolutamente decisivo e fundamental para a forma como posicionamos as indústrias culturais», disse.
 
A Ministra destacou ainda a importância da associação Why Portugal, que tem o objetivo de promover a exportação musical portuguesa, considerando que é cada vez mais fundamental «perceber os cruzamentos que existem entre a economia e a cultura, e a cultura e a economia».
 
«A forma com a Why Portugal o tem feito é muito profissional e empreendedora. Não há muitos projetos em Portugal, nomeadamente na área da cultura, que consigam estes resultados num tão curto espaço de tempo», afirmou.
 
O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Tiago Antunes, e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, também estiveram presentes na conferência.