Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-20 às 15h43

Governo quer rapidez na reativação de radar meteorológico nos Açores

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, destacou a importância de a reativação do radar meteorológico na ilha Terceira, nos Açores, ser célere, de forma a «assegurar e reforçar a vigilância das condições meteorológicas e a salvaguarda de pessoas e bens».

Em Angra do Heroísmo, na cerimónia de assinatura do contrato de arrendamento dos terrenos na Serra de Santa Bárbara, a Ministra afirmou que este será um processo que tem de ser «feito o mais depressa possível, até porque está assegurar o seu financiamento com fundos europeus».

A reativação do radar meteorológico, desativado na sequência da redução da presença militar norte-americana na base das Lajes, representa um investimento de 1,4 milhões de euros e antecederá a instalação de radares em São Miguel e nas Flores.

Ana Paula Vitorino realçou que os protocolos assinados «representam muito para a segurança do País», numa cerimónia que também contou com a presença do Presidente do Governo da Região Autónoma dos Açores, Vasco Cordeiro.

O primeiro protocolo foi celebrado entre o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e o Comando da Força Aérea norte-americana, para transferência de propriedade das infraestruturas existentes no local, e o segundo entre o IPMA e o Governo Regional dos Açores para a cedência do terreno onde está instalada a torre do radar.

O IPMA dará agora início ao processo de edificação da Estação de Radar Meteorológico, através de concurso público internacional com a publicação no Jornal Oficial da União Europeia, para a aquisição do restante equipamento, assegurando deste modo a sua total funcionalidade.

O financiamento será assegurado por saldos do IPMA e irá decorrer em 2018. Ainda em 2017 serão necessárias intervenções pontuais para salvaguarda dos equipamentos existentes.
Áreas:
Mar