Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-07-02 às 13h48

Governo quer investir 3% do PIB em investigação científica até 2030

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na sessão de abertura do Encontro Ciência 2018, Lisboa, 2 julho 2018
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que o Governo tem o objetivo de aumentar o investimento em investigação científica para atingir a meta de 3% do Produto Interno Bruto até 2030.
 
Em Lisboa, na sessão de abertura do Encontro Ciência 2018, o Ministro referiu que o caminho para esta meta passa por «duplicar a despesa pública e multiplicar por quatro a privada».
 
«Em 2016, crescemos 142 milhões, em 2017 foi 175 milhões. Neste momento, a despesa privada é superior à despesa pública, temos de continuar esta trajetória e crescer mais para atingir os 3%» em 2030, disse Manuel Heitor.
 
O Ministro sublinhou o orgulho por Portugal ter registado o segundo ano de crescimento consecutivo no investimento em investigação científica, atingindo os 2563 milhões de euros em 2017: «Estamos a convergir para a Europa, na direção que o Governo tinha definido, mas precisamos de crescer mais».
 
«Estamos com 1,33% do PIB investido em investigação e desenvolvimento, em 2015 tínhamos 1,2%, obviamente que temos uma trajetória até 2030 para atingir 3%, mas estamos no bom caminho», acrescentou.
 
Aposta na simplificação e no emprego científico
 
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior reiterou a necessidade de reduzir a burocracia, recordando a importância do programa Mais Ciência, Menos Burocracia, e realçou que o País está «num combate diário para mais emprego científico e maior diversificação de carreiras».
 
«A empregabilidade é um aspeto crítico, não abdicaremos de trazer mais financiamento para a tecnologia, mais emprego científico», disse Manuel Heitor, acrescentando que o programa de estímulo de emprego científico, já em curso, e a dignificação da carreira científica estão entre as prioridades do Governo.
 
O Governo lançou linhas de financiamento e tem mais de 2000 lugares em concurso, pretendendo garantir até ao final da legislatura 5000 novos lugares.
 
O Encontro Ciência 2018 reúne em Lisboa centenas de cientistas e investigador para debater a situação do setor, entre si e com a administração pública e as empresas, mas também para conhecer vários projetos de investigação e trocar experiências.

A conferência tem mais de 4000 inscrições realizadas.