Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-01-24 às 19h14

Governo quer facilitar investimento estrangeiro nos municípios

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, afirmou que o Governo vai assinar um protocolo com os municípios com o objetivo de melhorar o acolhimento do investimento estrangeiro em Portugal.

Após uma reunião na sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses, em Coimbra, o Secretário de Estado referiu que o protocolo prevê a sinalização de oferta de áreas de acolhimento empresarial e sua qualificação, e a preparação de dossiês de investimento.

«Temos de trabalhar o acolhimento do investimento estrangeiro a partir do nosso território. O investimento vem para locais concretos onde são necessários um conjunto de atributos de utilização, desde os serviços como a água e a eletricidade, até às questões de licenciamento da própria edificação», disse.

Eurico Brilhante Dias realçou que os municípios «são parceiros fundamentais» e que o Governo vai fazer uma análise para conhecer a oferta de localizações empresariais de municípios e a qualificação destes territórios e parques.

«É muito importante, quando falamos com um investidor estrangeiro, podermos dar-lhe as opções de localização que são opções de localização qualificadas», afirmou.

O protocolo vai ser assinado como a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e deverá estar finalizado até ao final de março de 2018.

Eurico Brilhante Dias destacou que o Governo quer ter «uma aproximação que permita criar emprego e que permita captar investimento gerador de emprego para um futuro risonho», facilitando a valorização do território em Portugal. Para isto, o investimento direto estrangeiro poderá ter «um papel muito importante».