Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-17 às 18h41

Governo quer criar estatuto que dê estabilidade aos bailarinos

O Secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, afirmou o objetivo do Governo de «criar o Estatuto do Bailarino na atual legislatura», para garantir uma solução que dê estabilidade aos profissionais.
 
Na Assembleia da República, em Lisboa, o Secretário de Estado referiu a importância de criar alternativas de reconversão profissional dos bailarinos, uma vez que deixam de poder prestar atividade artística a partir de uma certa idade.
 
«Atualmente, já se podem reformar por inteiro aos 55 anos, o que configura um regime de exceção», disse Miguel Honrado, acrescentando que é necessário «fixar que a profissão é de desgaste rápido, tal como a dos desportistas profissionais».
 
O Secretário de Estado realçou que o princípio orientador do objetivo do Governo tem sido «o reconhecimento do serviço público e o valor social da profissão de bailarino».
 
A Assembleia da República tem um grupo de trabalho formado com o objetivo de criar um diploma que estabeleça uma proteção de saúde, acidentes de trabalho e de reconversão profissionais específicos para os profissionais da Companhia Nacional de Bailado.
Tags: cultura
Áreas:
Cultura