Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-18 às 15h20

Governo quer contrariar «normalização e tolerância do assédio» nas festas académicas

A Secretário do Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, afirmou que o Governo quer contrariar a «grande normalização e tolerância do assédio» contra as estudantes e demais raparigas que participam nas festas académicas.

Em Coimbra, no encerramento da apresentação pública do projeto «Noite saudável das cidades do Centro de Portugal», Rosa Monteiro frisou que não se pode «aceitar esta banalização da violência contra as raparigas» e realçou que as associações de estudantes têm de ser envolvidas na prevenção destes comportamentos.

A Secretária de Estado quer «perceber como estas situações devem ser evitadas», pelo que promoveu uma reunião com dirigentes das associações académicas de Portugal para haver «uma reflexão conjunta», na qual se apercebeu da normalização e tolerância do assédio.

Rosa Monteiro enumerou ainda outras preocupações como os índices da sinistralidade rodoviária entre jovens, sobretudo do sexo masculino, frequentemente associada às vivências da noite, incluindo com consumo de álcool e drogas.

«É preciso passar à ação de forma urgente e articulada», disse.

O projeto «Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal» é financiado pela União Europeia, através do programa operacional Centro 2020, e envolve 21 municípios e outras entidades da região.