Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-01-15 às 19h07

Governo quer alargar rede de profissionais nos bombeiros voluntários até 2020

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que o Governo quer alargar a rede de profissionais nos bombeiros voluntários até 2020.
 
Na Comissão de Agricultura e Mar na Assembleia da República, o Ministro referiu que atualmente «todos os municípios onde existem zonas de risco têm uma equipa profissional nos bombeiros voluntários» mas que o objetivo é garantir o alargamento a todas as corporações de bombeiros.
 
Eduardo Cabrita destacou que 125 das 304 Equipas de Intervenção Permanente que existem atualmente nos corpos dos bombeiros foram constituídas em 2018.
 
O Governo quer tornar o sistema mais profissional e as mais de 300 equipas existentes «refletem uma significativa componente no voluntariado». O Ministro disse ainda que, em alguns casos, o objetivo passa pela criação de mais do que uma Equipa de Intervenção Permanente na mesma corporação.
 
Mais meios aéreos próprios até 2023
 
Eduardo Cabrita afirmou também que o Governo pretende adquirir mais meios aéreos próprios de combate a incêndios florestais até 2023.
 
«O grupo de acompanhamento que envolve a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Força Aérea está a definir a necessidade de gradualmente, num horizonte até 2023, reforçar a componente dos meios próprios do Estado para aquisição», referiu.
 
«Temos neste momento mais meios aéreos que alguma vez tivemos em janeiro. Temos 14 meios aéreos a operar, que são bem suficientes para janeiro. Teremos já em março, mais de duas dezenas de meios aéreos», acrescentou Eduardo Cabrita.
 
Em 2019, a Força Aérea vai comandar um dispositivo com 61 aparelhos – mais cinco do que em 2018.