Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-26 às 14h10

Governo quer alargar e estruturar base de oferta de cuidados de saúde visual

Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, no terceiro congresso do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, Lisboa, 26 junho 2018 (Foto: Tiago Petinga/Lusa)
O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, afirmou que «o alargamento e a estruturação da base de oferta de cuidados de saúde visual ao nível dos cuidados de saúde primários terão de ser um alicerce de toda a rede oftalmológica nacional».
 
Em Lisboa, no terceiro congresso do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, o Ministro realçou a necessidade de o Serviço Nacional de Saúde aumentar a capacidade de resposta para atender sobretudo a população idosa.
 
«Temos uma população muito envelhecida, temos uma população que carece muito do acesso nomeadamente a consultas de oftalmologia, temos de ter mais capacidade resolutiva dentro do próprio sistema e temos que encontrar, quando não a temos, respostas para esses cidadãos», disse Adalberto Campos Fernandes aos jornalistas.
 
No dia em que a Estratégia Nacional para a Saúde da Visão entra em discussão pública, o Ministro destacou que o Governo está identificado com as recomendações feitas na estratégia e acrescentou que já tomou medidas para «aumentar significativamente, ao nível da criança, os rastreios de saúde visual nos centros de saúde» e que foi acrescentada a função de saúde visual em todos os agrupamentos de centros de saúde.
 
Adalberto Campos Fernandes sublinhou que o relatório de 2017 sobre o acesso às consultas de oftalmologia demonstra que o Serviço Nacional de Saúde «está a responder muito bem, melhor do que estava em 2016 e em 2015». O objetivo do Governo para 2019 é garantir que «não tendo os problemas todos resolvidas, possa haver melhores resultados e melhores respostas».