Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-12 às 19h45

Governo promove segunda edição do Programa Empreende Já

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, estará presente na sessão nacional de promoção do Programa Empreende Já 2018, que se realiza em Aveiro a 13 de novembro.

Nesta sessão será feito também um balanço do Empreende Já, com testemunhos de jovens participantes na primeira edição do programa.

Tendo como destinatários jovens em situação nem-nem (nem a estudar, nem a trabalhar, nem em formação), o programa Empreende Já (EJÁ) prevê o apoio ao desenvolvimento de projetos com vista à criação de empresas e de entidades da economia social, bem como à sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho criados ao abrigo do mesmo. 

O programa abre assim a possibilidade de criação de negócios que contribuam para o desenvolvimento sustentável, apostando em áreas como a economia verde, a economia do mar, as indústrias criativas e o setor da economia social. 

Os jovens com candidaturas aprovadas beneficiam, durante seis meses, de uma bolsa de cerca de 700 euros e terão de frequentar 250 horas de formação em áreas transversais à ação empreendedora.

Será ainda dado apoio técnico personalizado (tutoria), com vista à estruturação e sustentabilidade do projeto. Os 90 melhores projetos (submetidos individualmente ou até grupos de três) serão apoiados com um capital-semente de 10 mil euros.

O EJÁ, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, compreende o desenvolvimento de duas edições.

Como resultado da primeira edição, há neste momento 258 jovens a trabalhar na elaboração do respetivo projeto de negócio/criação de entidade de economia social. De acordo com os dados de candidatura, 15% dos projetos - em estruturação - estão relacionados com as economias sustentáveis.

A segunda edição do EJÁ arrancou no passado mês de setembro e, até à data, cerca de 60 jovens já agarraram a oportunidade e apresentaram candidatura.

A fase de candidaturas, com registo através do Portal do Programa, decorre até ao próximo dia 30 de novembro.