Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-04-08 às 11h30

Governo presta homenagem a João Vasconcelos

O Governo presta homenagem ao antigo Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, no dia 9 de abril, em Guimarães.

A homenagem ao antigo Secretário de Estado, que faleceu no dia 25 de março, coincidirá com a apresentação, da Fase II da Iniciativa Indústria 4.0 (i4.0), no Campus de Azurém da Universidade do Minho, onde estará presente o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e o Secretário de Estado da Economia, João Neves.

Segundo refere em comunicado a área de governação do Ministro, o programa começa às 10 horas, com a abertura da Feira da Indústria do Futuro, que envolve cerca de 40 entidades, entre empresas, startups, universidades e centros tecnológicos.

A partir das 14h30 vão decorrer vários debates em paralelo sobre cibersegurança, inteligência artificial, financiamento, comércio eletrónico, «smart factories» e «work 4.0», com representantes de empresas do setor, consultoras e organismos públicos.

Na agenda está ainda um debate com a presença do Secretário de Estado e empresas do i4.0, será apresentada a Fase II da Iniciativa, que mobilizará 600 milhões de euros de investimentos públicos e privados nos próximos dois anos.

Objetivos e eixos da segunda etapa do Programa i4.0

O Programa i4.0 tem como meta alargar a digitalização da economia e permitir às empresas uma transição de forma inclusiva e com base em emprego qualificado.

A segunda fase do Programa i4.0 está assente em três eixos:  Generalizar, Capacitar e Assimilar, que deram origem a 11 recomendações e a várias medidas aceleradoras.

Principais medidas aceleradoras

Nesta cerimónia serão ainda apresentados os avisos de programas de formação-ação, num total de 70 milhões de euros, que envolvem associações empresariais e a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI). Será também apresentado um aviso do Sistema de Incentivos à Qualificação i4.0, que ultrapassa os 21 milhões de euros (Compete 2020).

A linha de crédito Capitalizar i4.0 será reformulada através do alargamento dos prazos das operações e de realização do investimento. No 3.º trimestre de 2019 serão anunciados novos apoios para a Inovação produtiva, na senda da procura recorde registada no último aviso.

Da lista de medidas consta também uma ferramenta que permite às empresas fazer um autodiagnóstico sobre a sua maturidade digital (Shif 4.0), um roteiro para o Conhecimento i4.0, que promova diálogo entre a Academia e as empresas, e o reforço do programa «Open Days i4.0», para apresentação e promoção de boas práticas.

Prevista está também uma rede de academias i4.0 nas empresas, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a área de governação do Trabalho e Segurança Social, para que se desenvolvam planos de qualificação dos seus colaboradores («learning factories»).

Iniciativa Indústria 4.0

A Iniciativa Indústria 4.0 foi apresentada pelo Governo em 2017 e assenta em seis eixos de atuação prioritária capacitação dos recursos humanos, cooperação tecnológica, criação da startup I4.0, financiamento/apoio ao investimento, internacionalização e adaptação legal e normativa.

Das 64 medidas definidas no Programa i4.0, foram executadas 95%, abrangendo mais de 24 mil empresas e 550 mil pessoas.

Nesta segunda fase, o objetivo é envolver nas várias iniciativas do Programa 20 mil empresas, formar mais de 200 mil trabalhadores e financiar mais de 350 projetos transformadores.