Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-07-01 às 11h10

Governo prepara capacidade própria para combater incêndios rurais

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, na cerimónia do dia da Força Aérea, Viseu, 1 julho 2019 (Foto: Nuno André Ferreira/Lusa)
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, afirmou que «o Governo está a preparar o desenho de um novo modelo de dispositivo de combate a incêndios rurais assente em meios aéreos próprios do Estado».

Em Viseu, na cerimónia do Dia da Força Aérea, o Ministro referiu que «os princípios da eficácia e da eficiência, da poupança de recursos ao Estado e, sobretudo, de garantias de maior e melhor capacidade de resposta, justificam esta opção».

O Governo está a «trabalhar em colaboração muito estreita com a Força Aérea, e com todas as áreas de governação competentes, para que sejam criadas condições que permitam reforçar a capacidade do Estado e melhor responder às missões de emergência e proteção civil».

 O Ministro referiu que este será um modelo misto que combina a «criação de capacidade aérea própria do Estado com a contratação de meios suplementares privados».

Gomes Cravinho destacou também que a Força Aérea vai utilizar todos os mecanismos disponíveis para garantir que não faltem meios aéreos para combater os incêndios este ano, garantindo que «os portugueses podem ter a certeza de que a Força Aérea utilizará todos os mecanismos à sua disposição para assegurar os meios aéreos que forem necessários».

As necessidades para 2019 estão a ser asseguradas pelo Governo mas, ao mesmo tempo, está a ser feito um trabalho que garanta a criação de circunstâncias para que, no futuro, o Estado tenha capacidade própria para combater os incêndios rurais».