Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-16 às 16h08

Governo investe 3,7 milhões de euros em 75 ambulâncias do INEM

Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na cerimónia de anúncio de investimentos do INEM no quartel de bombeiros de Carcavalos e São Domingos de Rana, Cascais, 16 abril 2018 (Foto: António Pedro Santos/Lusa)
O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, afirmou que o Governo vai investir 3,7 milhões de euros em 2018 em 75 novas ambulâncias com o objetivo de renovar a frota do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Em Cascais, numa cerimónia de anúncio de novos investimentos no INEM que decorreu no quartel de bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana, o Ministro destacou também que «há muitos anos que o INEM não tinha tantos profissionais», acrescentando que a partir de 17 de abril vão ser oficialmente recebidos cerca de 100 novos técnicos de emergência pré-hospitalar.

O Ministro referiu que 2018 vai ser «um ponto de viragem» no instituto, com «o maior investimento em equipamentos, em meios e em recursos humanos» que alguma vez houve.

De acordo com o instituto, «o plano do INEM para a renovação da frota prevê que se proceda à substituição de 75 ambulâncias em cada ano entre 2018 e 2021, altura em que a frota de ambulâncias se encontrará totalmente renovada».

As viaturas vão ser adquiridas diretamente pelas corporações de bombeiros, com o instituto a assumir o pagamento de uma verba de 50 mil euros para a compra, manutenção e seguro da ambulância e, a partir do primeiro ano de vida, ainda vai subsidiar as corporações de bombeiros nas despesas com manutenção e reparações.