Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-07-22 às 18h50

Governo inaugura mais cinco Unidades de Saúde

Primeiro-Ministro António Costa e Ministra da Saúde, Marta Temido, durante a inauguração de cinco unidades de saúde nos municípios de Amadora e Sintra, 22 julho 2019 (Foto: Clara Azevedo)
O Primeiro-Ministro António Costa e a Ministra da Saúde, Marta Temido, participaram na inauguração de mais cinco Unidades de Saúde que vão servir uma população de meio milhão de habitantes nos municípios da Amadora e de Sintra.

As inaugurações das unidades de Almargem do Bispo, Agualva, Sintra, Venteira (Amadora) e Águas Livres (Amadora) surgem uma semana depois de o Governo ter alcançado no Bombarral o objetivo de criar cem Unidades de Saúde Familiares durante a legislatura.

O Primeiro-Ministro destacou que «entre obras em curso concluídas ou em projeto, temos mais cem novas intervenções em centros de saúde», acrescentando também o objetivo de dotar todos os portugueses com médico de família.

«O concurso está ainda aberto, há muitos médicos e médicas a concorrerem e ir-se-á ver qual o resultado final. Se conseguirmos preencher a totalidade das verbas, ficaremos com 97% dos portugueses com médicos de família assegurado», acrescentou, referindo que «os 3% que ficam a faltar serão rapidamente resolvidos no início da próxima legislatura».

«Milhares de pessoas beneficiarão destes novos equipamentos. Investimos em melhores instalações e abrimos concursos para mais médicos, especialmente médicos de família», reiterou António Costa.

António Costa sublinhou também que «a nova Lei de Bases da Saúde celebra de forma condigna os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e vai também modernizar o SNS, definindo os cuidados de saúde primários como a base fundamental».

«Esta nova legislação traça uma linha muito clara de eliminação progressiva das taxas moderadas nos centros de saúde e das prescrições feitas a partir dos centros de saúde. Em vez de corrermos para a urgência do hospital, devemos ganhar o hábito de irmos à consulta regular mesmo sem estarmos doentes», disse.

Serviço Nacional de Saúde para o futuro

O Primeiro-Ministro António Costa destacou também que as unidades de cuidados de saúde primários e os seus profissionais ajudam a construir «o futuro promissor» do Serviço Nacional de Saúde.

«As verdadeiras bases do Serviço Nacional de Saúde são mesmo estas unidades de cuidados primários», acrescentou.

António Costa sublinhou que é «fundamental prosseguir esta reforma dos cuidados de saúde primários, assegurando a todos o acesso a médico de família, assegurando as oportunidades de diversificar a oferta de cuidados de saúde aqui nestas unidades, permitindo colocar aqui também meios complementares de diagnóstico, de forma a que os cuidados de saúde possam estar cada vez mais próximos das pessoas, e as pessoas mais longe das unidades hospitalares».

O investimento em unidades de saúde garante o respeito «para com os utentes que têm obviamente o direito a exigirem serem acolhidos em instalações de qualidade, que sejam acessíveis, e onde possam ter bons cuidados médicos, bons cuidados de saúde, bons cuidados de enfermagem» e também para com os profissionais do Serviço Nacional de Saúde.

Unidades de Saúde inauguradas

A Unidade de Saúde de Almargem do Bispo, Sintra, terá 121 utentes inscritos e possui cinco gabinetes de consulta, dois gabinetes de enfermagem, duas salas de tratamento, um gabinete de vacinação e várias salas internas. O projeto representou um investimento de 725 mil euros.

O novo edifício da Unidade Cuidados Saúde Personalizados de Agualva tem inscritos 26222 utentes e é composto por duas unidades de saúde familiares e centro de saúde, numa infraestrutura com três pisos, 21 gabinetes de consulta, seis de enfermagem, quatro salas de tratamento e um gabinete de Saúde Oral.

A Unidade de Saúde de Sintra entrou em atividade a 27 de junho de 2019 e representou um investimento de 846 mil euros, financiado pela autarquia e com o apoio em 50% do Programa Operacional de Lisboa 2020.

As duas unidades de saúde inauguradas na Amadora (Venteira e Águas Livres) representam 2814 metros quadrados renovados, servem 45600 utentes e permitem a utilização de mais 38 gabinetes, 14 médicos, 17 enfermeiros e 10 assistentes técnicos. A construção representou um investimento de 2,6 milhões de euros.