Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-23 às 14h23

Governo «imprimiu uma dinâmica diferente» na prevenção dos incêndios

O Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, afirmou que o Governo «imprimiu uma dinâmica diferente» na prevenção dos incêndios, durante um seminário em Castelo Branco sobre «Floresta – Prevenção, a Segurança de todos e de cada um».
 
«Depois do verão, todos se esquecem dos incêndios e normalmente só se fala no próximo verão. Esta tem sido a realidade do País. Este ano, o Governo imprimiu uma dinâmica diferente», referiu.
 
José Artur Neves realçou o trabalho do Governo sobretudo ao nível da prevenção e preparação para a reação dos incêndios e destacou a necessidade de «prevenir situações de risco de acordo com o que a lei obriga».
 
«Há dois milhões de hectares em risco de arder no próximo verão e mais de seis mil aldeias identificadas em 1049 freguesias de 189 municípios. Este é um desafio gigantesco, um desígnio nacional», acrescentou.
 
O Secretário de Estado sublinhou a dinâmica que tem sentido por parte das autarquias e dos cidadãos no trabalho de prevenção e afirmou que ainda há dois meses «para concluir a fase preventiva».
 
«No próximo verão, sentimos também que este trabalho vai ter os seus efeitos», referiu, fazendo referência ao objetivo de se chegar ao final de maio com as áreas de risco eliminadas, ou pelo menos, parcialmente eliminadas.