Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-12 às 19h50

Governo felicita Jorge Pina pelo prémio europeu «Local Hero»

Jorge Pina promove a prática desportiva através do lema «inclusão, harmonia e paz»
O Governo felicita o atleta paralímpico português, Jorge Pina, distinguido com o prémio «Local Hero», a mais alta distinção atribuída pela Comissão Europeia, na cerimónia oficial de entrega de prémios da Semana Europeia do Desporto 2017, que decorreu na cidade francesa de Marselha.

Entre cerca de 70 candidatos, o percurso do também ex-pugilista Jorge Pina foi, assim, destacado e reconhecido pelo trabalho que tem vindo a realizar na área social, através da promoção da prática desportiva, sob o lema «inclusão, harmonia e paz».

O atleta português é mentor e fundador da Associação Jorge Pina, entidade apoiada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude no âmbito do Programa Nacional de Desporto para Todos.

O prémio, que pela primeira vez distinguiu um português, pretende exaltar quem trabalha consistentemente para a promoção do desporto e da atividade física na sua comunidade.

No momento da distinção, Jorge Pina afirmou: "Deixem-me partilhar uma coisa, é que apesar de ser cego, aprendi a ver melhor de outras formas; tal como o Principezinho, de Saint Exupéry, passei a conseguir ver através do coração e é com gratidão e reconhecimento que recebo este prémio que é também de todos os jovens que acreditam no desporto».

Na sua conta de twitter, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, já deu os parabéns ao atleta paralímpico português que, como atesta esta distinção europeia, se tem dedicado «de forma marcante» ao desporto e à prática de atividade física na sua comunidade.