Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-02-05 às 18h18

Governo disponibiliza um milhão de euros para erradicar vespa velutina

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, afirmou que o Governo vai «disponibilizar um apoio de um milhão de euros» para combater a Vespa velutina.

Durante a apresentação da Campanha Nacional de Combate à Vespa velutina, em Marco de Canaveses, Capoulas Santos referiu que todos os municípios poderão candidatar-se a este apoio, até ao limite de 10 mil euros por ano.

«Na sequência deste esforço, nós decidimos, dentro do orçamento do ministério, procurar alocar a este programa mais um milhão de euros que vamos colocar ao dispor das autarquias para as ajudar neste combate», disse o Ministro.

Este apoio será concretizado através do pagamento de 25 euros por cada ninho primário eliminado e de100 euros por cada ninho secundário.

«Pretendemos estimular e tornar mais eficaz este programa», afirmou Capoulas Santos, acrescentando que «assim será possível melhorar os indicadores do combate à Vespa velutina», também conhecida por vespa asiática.

«O nosso objetivo é mobilizar os cidadãos e os agentes mais diretamente interessados para este combate, que temos de travar sem tréguas, e do qual queremos sair vencedores», disse ainda.

Um combate que o Governo «leva muito a sério»

Durante a sua intervenção, o Ministro referiu que o Governo «leva muito a sério» o combate à Vespa velutina, sobretudo, pelo impacto negativo que tem na apicultura e na economia.

Referindo-se à Vespa velutina como «um problema impossível de erradicar», Capoulas Santos disse que mantém, contudo, a «esperança» de que é possível «controlar e reduzir a população deste inseto invasor».

«Estamos a trabalhar na informação, no alerta, na prevenção e deteção precoce, na formação dos agentes e dos cidadãos e no combate», referiu o Ministro, acrescentando que pretende «estimular e tornar mais eficaz este programa de apoio».

No ano passado, foram eliminados 4.085 ninhos em território nacional, a maioria a norte do Tejo. Desde o início da invasão - em 2011 - já foram destruídos 12.861 ninhos, o que corresponde a 75% dos alertas.

No concelho de Marco de Canaveses foram destruídos, no ano passado, 290 ninhos, um número que o Ministro destacou durante a sua intervenção, elogiando ainda o trabalho da autarquia neste âmbito.