Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-22 às 13h24

Governo destaca trajetória de consolidação das contas públicas no primeiro trimestre de 2018

A área de governação das Finanças destacou em comunicado que os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística sobre o primeiro trimestre de 2018 «traduzem a dinâmica positiva da economia portuguesa e confirmam a tendência de consolidação das contas públicas».

O INE divulgou que o défice das administrações públicas foi de 0,9% do PIB, refletindo uma diminuição de 1,1 pontos percentuais face ao mesmo período de 2017. A influenciar o valor estiveram um aumento de receita de 3,2% e um aumento da despesa de 0,6%.

O comunicado realçou o crescimento de 6,1% da receita de IVA e de 5% das contribuições sociais, bem como a diminuição dos juros (-7,2%), a estabilização do consumo intermédio (-0,7%) e o crescimento do investimento (18%).

Esta dinâmica positiva da economia e tendência de consolidação das contas públicas é «essencial para atingir o défice de 0,7% previsto para 2018 no Programa de Estabilidade 2018-2022».

«Estes resultados estão em linha com o compromisso do Governo de fazer uma gestão rigorosa das contas públicas de modo a assegurar a sua sustentabilidade e estimular o crescimento económico e do emprego», pode ler-se ainda.