Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-06-19 às 14h27

Governo destaca orgulho na transformação do Ensino Superior em Portugal

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, destacou o orgulho na forma como Portugal conseguiu transformar o Ensino Superior no País, adaptando-o ao contexto europeu, nos últimos vinte anos.

Em Aveiro, numa conferência de reflexão e debate sobre a implementação e o futuro do Processo de Bolonha, Manuel Heitor sublinhou que Portugal deve sentir orgulho de «ter um Ensino Superior e uma comunidade científica totalmente articulada com a Europa, algo que não acontecia há 20 anos», quando foi assinada a declaração de Bolonha.

«Estamos num processo de convergência europeia iniciado em 2016 e agora temos um projeto até 2030 para atingir níveis de desenvolvimento com as melhores referências europeias», acrescentou.

Manuel Heitor frisou também que Portugal «é um exemplo no contexto europeu» pela forma como adotou o processo de Bolonha, enumerando cinco áreas que registaram as maiores mudanças: a internacionalização do corpo de estudantes, a diversificação da oferta de ensino, o alargamento e consolidação do sistema de ação social, a qualidade através de um sistema de acreditação e avaliação, e a crescente integração europeia com o reforço das redes científicas e do esforço de desenvolvimento da capacidade científica e tecnológica em Portugal.

O Ministro afirmou ainda que o processo de Bolonha nestas últimas duas décadas foi «um campo fértil de discussão, de reflexão, de avanços e recuos na relação entre o Estado, a sociedade e as instituições de Ensino Superior».