Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-07 às 16h59

Governo destaca «excelentes condições de financiamento» da economia portuguesa

Ministro das Finanças, Mário Centeno
O Ministro das Finanças, Mário Centeno, destacou «as excelentes condições de financiamento que a economia portuguesa tem» presentemente numa declaração aos jornalistas no final de uma reunião de Ministros das Finanças da União Europeia, em Bruxelas.

Mário Centeno realçou que as taxas de juro baixarem dos 2% a dez anos é uma marca «muito relevante» e o «resultado da política orçamental em Portugal e da capacidade que o Governo tem tido para reduzir a dívida».

O Ministro disse também que Portugal vai realizar «muito brevemente mais um pagamento antecipado ao Fundo Monetário Internacional, num valor próximo dos três mil milhões de euros».

Este pagamento «permite reduzir o custo médio do endividamento, mantendo a maturidade média da dívida e reforçando as condições muito boas de financiamento da economia portuguesa».

Aprofundamento da União Económica e Monetária

O Ministro das Finanças referiu que a reunião centrou-se em temas importantes para o aprofundamento da União Económica e Monetária, como a criação de um mecanismo de apoio ao fundo de resolução europeu e as condições necessárias para avançar com um mecanismo de garantia de depósitos a nível europeu.

A introdução de uma capacidade orçamental para a área do Euro também foi discutida no âmbito da política orçamental e Mário Centeno sublinhou a importância de esta capacidade poder «ser utilizada para apoiar investimentos com mecanismo de estabilização, também em termos cíclicos, na área do Euro em complemento com a capacidade da política monetária».

«Achamos importante combinar estas duas dimensões de políticas que neste momento estão desajustadas ao nível de governação na área do Euro», acrescentou.