Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-06 às 13h12

Governo destaca esforço para reforçar recursos do Serviço Nacional de Saúde

Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na sétima Conferência Índice de Saúde Sustentável 2017, Lisboa, 6 março 2018 (Foto: Manuel de Almeida/Lusa)
O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, destacou o esforço que o Governo tem feito «para melhorar a capacitação do Sistema Nacional de Saúde e reforçar os recursos», após a sétima Conferência Índice de Saúde Sustentável 2017, em Lisboa.

Adalberto Campos Fernandes realçou que «há mais gente a recorrer ao Serviço Nacional de Saúde» e que se tem assistido a uma «melhor resposta, melhor acesso e melhoria da qualidade técnica».

«Temos consciência de que o Serviço Nacional de Saúde está mais sustentável mas não tem os seus problemas resolvidos», acrescentou, frisando que 2017 «foi o ano em que houve mais transferências do Orçamento do Estado para a Saúde e o ano em que está a ser executado o maior reforço dos hospitais EPE».

O Ministro reforçou que o Governo tem o compromisso político de deixar o Serviço Nacional de Saúde «com o endividamento controlado e uma estratégia de utilização orçamental adequada» até ao final da legislatura.

Segundo um estudo da Universidade Nova de Lisboa, apresentado durante a conferência, «o impacto do Serviço Nacional de Saúde no absentismo laboral e na produtividade permitiu uma poupança de 3,3 mil milhões de euros, o que se traduziu num retorno económico de cinco mil milhões de euros».