Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-01-15 às 13h34

Governo debate futuro da Política Agrícola Comum com Espanha e França

Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos
O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, debateu sobre o futuro da Política Agrícola Comum e sobre a Agricultura nas Regiões Ultraperiféricas (RUP) da União Europeia, num encontro com os seus homólogos de Espanha e França em Santa Cruz de Tenerife.

Neste encontro participaram também os representantes dos Governos das RUP dos 3 países: Açores e Madeira, Ilhas Canárias, Guadalupe e Martinica.

Desta jornada, resultou uma posição comum no sentido de destacar a importância que os três países atribuem às RUP e ao seu principal instrumento de apoio comunitário, o POSEI - Programa de Opções Específicas para fazer face ao Afastamento e Insularidade, tendo ficado estabelecido um acordo sobre a necessidade de garantir a sua manutenção, no âmbito das reflexões sobre a futura programação europeia para 2020.

Os Ministros sublinharam igualmente a importância de ter um conjunto de medidas específicas para apoiar eficazmente a agricultura nas RUP, incluindo as medidas necessárias a favor da produção agrícola local.

Associações de produtores de banana

Durante a manhã, realizou-se também uma reunião do Grupo «Amigos da Banana», em que participaram representantes das principais associações de produtores dos três países e da Associação Europeia de Produtores de Banana (APEB).

Os participantes começaram por analisar o comportamento dos mercados de banana nos três países, uma vez que um dos principais objetivos deste grupo é monitorizar adequadamente a situação, permitindo antecipar crises de preços e estabelecer eventuais medidas preventivas.

Além da análise do desenvolvimento do mercado, o grupo debruçou-se sobre os riscos enfrentados pelo setor, como a crescente concorrência de países terceiros no mercado da União Europeia, os riscos do Brexit, as perspetivas financeiras da União Europeia e a disponibilidade de produtos fitossanitários.

Foi particularmente destacada a importância destas reuniões como fórum de discussão e coordenação de estratégias conjuntas das RUP e, em particular, de defesa do setor de banana da União Europeia, considerado vital para as economias das RUP contra as ameaças que enfrenta.

Por último, os representantes concordaram com a necessidade de promover o Grupo de Trabalho Intergovernamental «Amigos da Banana Europeia» com a participação do setor de produtores de modo a envolver as diferentes áreas de trabalho, contribuindo para a sustentabilidade da atividade produtiva nas RUP no contexto dos desafios internacionais que enfrentam, como a abertura da União Europeia aos mercados internacionais.

Antes destes encontros, os três Ministros juntaram-se à mesa do pequeno-almoço para discutir a futura reforma da Política Agrícola Comum, tema em que há uma ampla coincidência de interesses entre os três países.