Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-17 às 10h01

Governo cria Bolsa de Inspetores Veterinários

O Governo criou a Bolsa de Inspetores Veterinários para o exercício de funções nos estabelecimentos de abate e de preparação de carnes destinadas ao consumo. O Executivo cumpre assim mais uma medida do seu programa na área da segurança alimentar, dando resposta às necessidades dos empresários e operadores do setor, sempre que se registem picos ocasionais de laboração.

Esta medida permitirá aos operadores planificarem a sua atividade em circunstâncias excecionais. O abastecimento do mercado com carnes de animais abatidos em Portugal é influenciado pela sazonalidade, por oportunidades de negócio e dinâmicas comerciais que não obedecem a ciclos de produção regulares ou planificáveis a prazo, bem como a situações esporádicas que envolvam a inspeção sanitária em estabelecimentos de preparação de caça maior. 

De acordo com o despacho publicado, esta Bolsa de Inspetores Veterinários será constituída por médicos veterinários privados que exercerão funções de inspeção oficial, sob supervisão da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). As inscrições podem ser feitas através de formulários específicos disponíveis no site da DGAV.