Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-10-25 às 17h23

Governo aprova concretização do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais

Conselho de Ministros da Floresta - Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais
O Conselho de Ministros da Floresta aprovou a resolução que concretiza o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, concluindo o processo iniciado na reunião de 27 de outubro de 2017.

Em Mafra, em conferência de imprensa do Conselho de Ministros, o presidente da Estrutura de Missão para a instalação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, Tiago Oliveira, referiu que esta resolução define os princípios de especialização, capacitação, profissionalização e segmentação.

«A missão do Sistema de Gestão Integrado de Fogos Rurais é proteger o território, pessoas e bens dos incêndios rurais», afirmou, acrescentando que foram também definidas as diretrizes para a coordenação entre a Administração Pública e as instituições privadas de forma a construir e consolidar este plano nacional.

Os quatro objetivos estratégicos do plano nacional do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais são valorizar a floresta, com prevenção de incêndios e valorização do interior; cuidar dos espaços; modificar comportamentos; e gerir de forma eficiente o risco.

O Conselho de Ministros consagrou também «o papel da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais enquanto entidade de coordenação estratégica e de supervisão integrada».

A instalação da Agência está a correr conforme previsto, estando a ser recrutados os 61 funcionários a partir das 700 candidaturas que foram apresentadas, tendo Tiago Oliveira confirmado que a Agência começará a funcionar em janeiro de 2019.