Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-09-12 às 20h12

Governo apela a cumprimento da lei face a risco elevado de incêndio

Ministros da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e da Defesa Nacional na apresentação do programa Faunos, Alcanena, 12 setembro 2019 (Foto: Paulo Cunha/Lusa)
O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, afirmou que, tendo em conta os baixos níveis de humidade, que colocam o território sob elevado risco de incêndio, «é absolutamente proibido operar máquinas agrícolas e fazer queimas ou queimadas». 

Este alerta foi lançado em Alcanena, na apresentação de um balanço preliminar do programa conjunto de vigilância preventiva Faunos, na Serra de Santo António, em que também participou o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.

«Apelo com veemência aos pastores, aos criadores de gado, aos agricultores, a todos aqueles que trabalham no campo com máquinas, com outros equipamentos, que, em dias como este e como os que se aproximam, a que cumpram a lei», disse o Ministro.

O Governo declarou situação de alerta em Portugal continental até às 24 horas de dia 14 de setembro devido ao agravamento do risco de incêndio decorrente do estado do tempo.

A decisão foi tomada por despacho conjunto dos Ministros da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

De acordo com as previsões meteorológicas, é esperado um aumento da intensidade do vento acompanhado pela persistência de elevadas temperaturas e de baixos níveis de humidade até 14 de setembro.