Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-01-24 às 15h34

Google vai criar 500 empregos qualificados em Portugal

«Portugal vai em breve acolher um investimento da Google, que arrancará logo com a criação de 500 empregos qualificados, sobretudo na área da engenharia», anunciou o Primeiro-Ministro António Costa em Davos, Suíça, onde participa no Fórum Económico Mundial.

Portugal conseguiu atrair num quadro de competição internacional muito forte, o investimento da multinacional de tecnologias de informação Google, que vai instalar, a partir de junho, em Oeiras, um centro de serviços e hub tecnológico para a Europa, Médio Oriente e África.

António Costa fez o anúncio na conferência intitulada «Porquê Portugal, porquê agora?», destinada a investidores e diretores e editores de órgãos de comunicação social internacionais, na qual também estiveram presentes os Ministros das Finanças, Mário Centeno, e da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

O Primeiro-Ministro referiu que Portugal apresenta as vantagens competitivas de ser um país com cidadãos que falam bem línguas estrangeiras, que tem boa formação académica no ramo das engenharias e que «investe fortemente na educação», sendo «uma porta para diferentes continentes».

Além disto, Portugal «tem uma política atrativa para investimentos tecnológico e está a acelerar a aplicação dos fundos estruturais europeus».

Empresas já instaladas reforçam investimentos

«Para além de novos investimentos, verifica-se também que empresas de grande dimensão, que estão há muitos anos em Portugal, como a Siemens ou a Bosch, encontram-se agora a reforçar os seus investimentos», sublinhou.

António Costa destacou o percurso do País em matéria de consolidação orçamental, apontando a «redução progressiva e acentuada do défice, a diminuição da dívida, a antecipação do pagamento de tranches do empréstimo contraído em 2011 junto do Fundo Monetário Internacional e, em consequência, aumento do rating por parte de duas das principais agências de notação financeira internacionais».

«Além de consolidação das contas públicas, Portugal apresenta um quadro fiscal estável», acrescentou na conferência dedicada a apresentar Portugal a investidores estrangeiros como um país competitivo, sobretudo em matéria de captação de startup e de investimentos tecnológicos.