Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-15 às 19h08

Fuzileiros partem para missão na Lituânia

Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, na cerimónia de partida de uma Força de Fuzileiros para uma missão na Lituânia, Lisboa, 15 maio 2018
O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, despediu-se da Força de Fuzileiros que partiu do AT1 para Klaipeda, na Lituânia, onde cumprirá, durante quatro meses, uma missão no quadro das medidas de tranquilização da NATO.

Na cerimónia, em Lisboa, o Secretário de Estado referiu que marcou presença «em nome do Estado português, do Governo e em nome de todos os portugueses que reconhecem o esforço, o empenho e o brio e aprumo militar nesta missão».

Portugal «tem sabido adotar uma atitude íntegra, responsável, solidária e atuante, assumindo as suas responsabilidades no seio das organizações internacionais de que é parte» e prova disso, são as «inúmeras referências elogiosas que vão chegando na sequência das missões, que têm sido marcadas pelo êxito».

«O vosso êxito é também o êxito dos vossos familiares e amigos», acrescentou Marcos Perestrello, desejando aos militares uma «excelente missão».

O Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, considerou que esta missão «contribuirá de forma efetiva para o reforço da postura defensiva e dissuasora da NATO».

Para o Almirante Silva Ribeiro, a «eficácia operacional, a grande flexibilidade tática, a elevada disciplina e a inquebrantável coesão serão decisivas» no sucesso operacional desta Força.

O Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Mendes Calado, acredita que a missão «será cumprida com brio e competência», contribuindo para «afirmar a Marinha e, em particular, os fuzileiros como instrumento relevante de Portugal como país coprodutor de segurança e paz».

O Almirante Mendes Calado referiu ainda o facto de esta missão «representar o regresso desta força às missões internacionais de elevada visibilidade», traduzindo assim, um «retomar da participação dos fuzileiros nas Forças Nacionais Destacadas».

Sob o comando do Capitão-Tenente Fuzileiro, António Esquetim Marques, a Força é composta 140 militares do Batalhão de Fuzileiros n.º 2, como elemento de projeção de força na vertente anfíbia, e por uma unidade do Destacamento de Ações Especiais.

Em 2018, Portugal participa ainda, no âmbito da Aliança Atlântica, na Resolute Support Mission, no Afeganistão, na Operação Sea Guardian, no Mediterrâneo, na Standing NATO Maritime Group 1 e no Policiamento Aéreo do Báltico.