Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-05-09 às 17h32

«Forças Armadas são um pilar estruturante da nossa sociedade e da nossa democracia»

Ministro da Defesa Nacional, na sessão de encerramento do curso de auditores de Defesa Nacional, Lisboa, 9 maio 2019
«As Forças Armadas são um pilar estruturante da nossa sociedade e da nossa democracia e, no entanto, são insuficientemente conhecidas por parte da população», afirmou o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, na Sessão de Encerramento da 43ª edição do Curso de Defesa Nacional 2018-2019, no Instituto da Defesa Nacional (IDN), em Lisboa.

Para o Ministro, o IDN é, hoje, «de forma muito estabelecida uma correia de transmissão permanente entre a Defesa Nacional e a sociedade», pelo que é um «imperativo cívico trabalharmos para construir essa ponte».

João Gomes Cravinho relembrou ainda que, a nível nacional, foi «assumido o desígnio de reforçar o investimento na Defesa e de trabalhar para a valorização da carreira militar», numa altura em que a defesa nacional, europeia e euro-atlântica vivem um «momento de enorme importância na definição do seu futuro».

O Ministro destacou também a relevância das próximas eleições europeias «no contexto do processo de construção de uma cultura estratégica comum de Defesa», e afirmou que «os Estados-membros e as instituições europeias estão hoje disponíveis para desenvolver uma cultura estratégica comum a investir no sector industrial da defesa».

Realçando o «contexto de mudança de paradigma nas relações transatlânticas e na ordem internacional», João Gomes Cravinho afirmou que Portugal deve saber «posicionar-se de forma a melhor defender os interesses dos portugueses e das suas instituições».

O Ministro referiu ainda o trabalho do IDN que, ao longo de 43 edições do Curso de Defesa Nacional, formou 1894 auditores, oriundos das mais diversas áreas profissionais e académicas, constituindo um conjunto «muito amplo de vozes e de perspetivas relevantes» para a Defesa Nacional e que 
tiveram a oportunidade de «interagir diretamente com os diferentes responsáveis políticos e com as instituições regionais, nacionais, internacionais que alicerçam a nossa Defesa».