Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-02-18 às 21h33

Força Aérea recebe dois primeiros helicópteros Koala de um total de cinco

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, general Manuel Rolo, na entrega dos primeiros helicópteros Koala, Beja, 18 fevereiro 2019
 O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visitou a Força Aérea na Base Aérea n.º 11, em Beja, onde acompanhou a receção dos primeiros dois helicópteros Koala - de um total de cinco - que substituirão os Alouette III.

Para João Gomes Cravinho, este é «um passo estruturante na renovação das capacidades para a Força Aérea continuar a cumprir as suas missões». Estes cinco novos helicópteros garantirão melhor operabilidade e segurança.

O Ministro referiu também que a modernização dos equipamentos militares «está na linha da frente das nossas preocupações», acrescentando que «a futura Lei de Programação Militar trará, não só novas capacidades às Forças Armadas, mas também oportunidades importantes no que toca ao desenvolvimento de parcerias na área tecnológica e industrial».

João Gomes Cravinho relembrou ainda «os passos importantes que estão a ser dados ao nível europeu, estimulando a compatibilização de investimentos e de capacidades» o que irá «certamente alavancar o nosso cluster aeronáutico».
 
O Koala é um helicóptero monomotor, extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno com a utilização de óculos de visão noturna. Cumpre um leque bastante alargado de missões, como instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento, evacuação sanitária, patrulhamento e observação e apoio ao combate aos incêndios rurais.
 
Está equipado com um trem de aterragem do tipo «patins», com capacidade de instalação de flutuadores, para missões de busca e salvamento, sobre ambiente marítimo. Para este tipo de missões, pode ainda ser equipado com guincho e farol de busca.
 
Tem a capacidade de transportar até sete passageiros - além do piloto -  ou uma maca e cinco passageiros. Suporta também 1400Kg em carga suspensa, onde se inclui um balde para o combate aos incêndios rurais.

Ministro da Defesa Nacional condecorou Chefe de Estado-Maior da Força Aérea

Durante a visita, João Gomes Cravinho condecorou publicamente o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Rolo, com a medalha de serviços distintos, grau ouro.

No louvor ao General Manuel Rolo, são destacados os conhecimentos profundos que possui das Forças Armadas em geral, e da Força Aérea Portuguesa em particular, o sentido crítico construtivo, equilíbrio e abordagem realista inerente às propostas de solução apresentadas, bem como o seu apurado sentido de análise nas mais variadas matérias, que em muito contribuíram para a ação governativa, a postura aberta, dialogante, franca e leal.

Destaca-se ainda, do seu comando, o processo que levou à aquisição da nova frota de helicópteros ligeiros Koala e a gestão centralizada dos meios aéreos do Estado, em especial os de combate aos incêndios. 

Esta é uma missão nova para esta Ramo das Forças Armadas de reconhecida complexidade e exigência e que terá um elevado impacto para o País.