Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-05-23 às 14h51

Exploração partilhada dos recursos marinhos é essencial para sobrevivência nos oceanos

Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na conferência «Crescendo Azul», Maputo, Moçambique, 23 maio 2019
A Ministra do Mar de Portugal, Ana Paula Vitorino, referiu, em Maputo, Moçambique, a necessidade de cooperação internacional na proteção do património marítimo e dos oceanos, tendo em conta a importância vital destes recursos para a economia dos países.

Durante a conferência «Crescendo Azul», dedicada ao tema «Exploração Sustentável e Compartilhada do Oceano», Ana Paula Vitorino referiu que «o caráter transnacional dos mares e dos oceanos torna premente a cooperação internacional para a sua defesa».

Para a Ministra, a exploração partilhada e responsável dos recursos marinhos, o aumento das áreas de proteção e a monitorização das atividades praticadas nas águas territoriais são ações essenciais para a sobrevivência da vida nos oceanos.

Ana Paula Vitorino destacou ainda a importância de uma economia do mar que assegure a sustentabilidade das espécies da vida marinha, acrescentando que impõe-se atualmente «uma governação inteligente para o mar e os oceanos, que identifique soluções inovadoras para um aproveitamento sustentável dos ativos que a economia do mar oferece».

A Ministra deixou ainda a ideia para a criação de um observatório da vida marinha e dos oceanos, para permitir uma base de dados disponível para todos os países interessados.

A conferência «Crescendo Azul» junta em Maputo cerca de 500 delegados, incluindo 100 estrangeiros, e tem o objetivo de debater as oportunidades e ameaças aos oceanos.
Áreas:
Mar