Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-11-26 às 19h04

Expansão do Tribunal + abrange 35 tribunais até final de 2018

Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, na apresentação do modelo de expansão do Tribunal +, Guimarães, 27 novembro 2018
A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, presidiu, em Guimarães, à apresentação do modelo de expansão do Tribunal +. Na sessão, que decorreu simultaneamente em Almada e transmitida por videoconferência, a Ministra anunciou a disponibilização deste novo modelo de simplificação e otimização dos tribunais em 35 municípios ainda em 2018 e de 50 até ao final de janeiro de 2019.

«A expectativa é que, até ao fim de 2019, o Tribunal+ esteja em todas as comarcas. Não só para disponibilizar uma melhor face no atendimento, mas também para criar condições para que as pessoas possam melhorar o seu desempenho e o serviço que prestam ao cidadão», referiu a Ministra.

O "Tribunal +" é um projeto integrado no Programa Justiça Mais Próxima, programa lançado pelo Ministério da Justiça, em março de 2016, e uma das medidas das Grandes Opções do Plano definidas pelo Governo na área da Justiça.

Trata-se de um projeto de simplificação administrativa, que se constituiu, no início, por um piloto no qual foram testados em ambiente real um novo modelo de atendimento, a simplificação de procedimentos e de fluxos de informação nas secretarias e também ferramentas de suporte à gestão.

A face mais visível do Tribunal +, o Balcão +, está assente numa nova filosofia de atendimento, centrada no cidadão, focada na interação e no acolhimento do cidadão. Para além de Guimarães e Almada, este modelo de atendimento está já em funcionamento em Sintra – onde decorreu o piloto – Santa Maria da Feira e Setúbal.