Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-04 às 12h12

Estratégia nacional para o espaço apresentada no Luxemburgo

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor
O desenvolvimento da estratégia nacional para o espaço - Portugal Espaço 2030 – no contexto europeu será abordado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na visita ao Luxemburgo nos dias 5 e 6 de outubro.
O Ministro reúne-se com o Vice Primeiro Ministro do Luxemburgo, Étienne Schneider, assim como com empresas e investidores europeus com interesse na área do espaço.
A estratégia nacional Portugal Espaço 2030 foi posta à discussão pública em julho, no encontro Ciência 2017, e tem por objetivo estimular o crescimento económico e social e o emprego qualificado em Portugal através de atividades de maior valor acrescentado e centradas na emergência das novas indústrias para o espaço.
O desenvolvimento do sector espacial tem sido discutido no contexto de atividades de observação da Terra assim como nas oportunidades de melhor integrar as tecnologias espaciais e oceânicas com os objetivos de monitorização e controlo das alterações climáticas e da sustentabilidade energética.
A estratégia nacional Portugal Espaço 2030 será ainda discutida no Luxemburgo pelo Ministro em articulação com o desenvolvimento da agenda internacional de investigação e desenvolvimento sobre Interações Atlânticas e a instalação do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (AIR Center) no âmbito de uma plataforma intergovernamental integrando parcerias público-privadas internacionais para dinamizar atividades de investigação nas áreas do clima, terra, espaço e oceanos.