Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-08 às 16h19

«Estamos juntos a reconstruir o País»

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, durante a visita a habitações que estão a ser reconstruídas após os incêndios, Lagares da Beira, Oliveira do Hospital, 8 novembro 2017 (Foto: Nuno André Ferreira/Lusa)
O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, destacou a cooperação entre o País, as autarquias e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional no esforço de recuperação após os incêndios de 15 e 16 de outubro.

«Este é o sinal que podemos dar a partir de Oliveira do Hospital ao País. Todos nós estamos juntos a reconstruir o País», afirmou, depois de uma visita a três habitações das localidades de Lagares da Beira, Parceiro e Alvoco das Várzeas.

Pedro Marques referiu que «muitos concelhos por toda a região Centro e pela região Norte vão já recomeçando a reconstruir a vida das famílias e reconstruindo a vida das suas comunidades», acrescentando que este «é o aspeto fundamental agora: reconstruir o País, as aldeias e os concelhos afetados».

O Ministro realçou a importância de transmitir este esforço às pessoas e às empresas, concentrando a prioridade «em encontrar os recursos necessários para reconstruir estas comunidades e estas empresas, mantendo as contas públicas em ordem, mas não faltando com aquilo que faz falta para reconstruir os territórios».

Pedro Marques sublinhou ainda a simplificação da legislação relativa à reconstrução das habitações: «O exemplo de Pedrógão Grande é o melhor testemunho de que estamos aqui para ajudar a reconstruir rapidamente o território. Neste momento, há 90 habitações concluídas, e no total, entre as concluídas, em obra ou em adjudicação, há 200 casas em reconstrução».