Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-15 às 21h31

Espanha e Estados Unidos são as prioridades na cooperação bilateral para 2018

Ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2018, Assembleia da República, 15 novembro 2017 (Foto: Tiago Petinga/Lusa)
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que Espanha e os Estados Unidos são os países prioritários quanto à cooperação bilateral, na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2018 na Assembleia da República.

«O relacionamento com os Estados Unidos, em particular no que diz respeito a questões pendentes e suas vias de resolução e o caderno de encargos muito rico que decorre da cimeira luso-espanhola» realizada em 2017 foram os principais desafios identificados pelo Ministro para 2018.

A representação externa do País terá um aumento de 11% da verba, correspondente a 396,2 milhões de euros: «Os tempos não estão para aumentar a despesa pública, por isso peço humildemente à Assembleia da República este reforço», disse Santos Silva.

Diáspora no centro das políticas externas

O Ministro afirmou ainda que a política externa quer «deliberadamente, colocar a diáspora e as comunidades no centro da política do Ministério dos Negócios Estrangeiros».

«Somos 15 milhões de pessoas, só 10 milhões vivem em Portugal. Cinco milhões espalham-se virtualmente em todos os países de todos os continentes», sublinhou Santos Silva, lembrando também que a dotação prevista no Orçamento para 2018 «será necessária para preencher o quadro de pessoal da ação externa».

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, referiu que os consulados têm realizado mais atos, afirmando que este ano será ultrapassado o número de dois milhões, «o maior de sempre».