Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-11-09 às 22h23

Escola Naval está plenamente virada para as complexidades do século XXI

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, na abertura do ano letivo da Escola Naval, Almada, 9 novembro 2018
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, afirmou, na sessão solene de abertura do ano letivo da Escola Naval, em Almada, o seu agrado e satisfação por estar na Escola Naval pela primeira vez, cujo ensino é pautado por «grandes valores e grandes tradições». 

João Gomes Cravinho referiu que a Escola Naval «é absolutamente fundamental» para o desempenho das Forças Armadas e que, aos ingredientes comuns ao ensino superior civil e militar, - como a «excelência», o «rigor» e a «exigência» - acresce «a disciplina» e a «formação cívica e moral».

O Ministro referiu também que a Escola Naval deve enfrentar o «imperativo constante de adaptação face a circunstâncias em muito rápida mutação», mas está confiante que este estabelecimento de ensino, apesar de bicentenário, está plenamente virado para as complexidades do século XXI.
 
João Gomes Cravinho disse ainda que a instituição dará «a resposta apropriada» sem nunca deixar de ser «uma escola de mar» e de «consolidar o conhecimento e a atuação no quadro das ciências do mar e da cultura marítima», que lhe confere «uma tarefa que é única e essencial».

«Portugal deve ter sempre a consciência de que continua a ser uma nação marítima»

A sessão solene de abertura do ano letivo da Escola Naval ficou também marcada pelo encerramento das Jornadas do Mar e por um Colóquio de estudantes com o objetivo de dinamizar a comunidade universitária em torno da temática do mar.

A propósito desta iniciativa, o Ministro atribuiu uma «particular importância à formação científica de base, técnica e tecnológica», que se pratica na Escola Naval, e que está «associada a uma tradição de pensamento inovador, através do incentivo às atividades de investigação, desenvolvimento e inovação nas áreas de interesse para a segurança e defesa nacional.»

João Gomes Cravinho afirmou que iniciativas como esta «dinamizam o saber relacionado com o mar» e são «uma via privilegiada para a sustentação do desenvolvimento de Portugal». O Ministro disse também que «o nosso futuro e o nosso passado» passam pela ligação ao mar e que «os oceanos constituem um património, cada vez mais significativo para a humanidade».

«No domínio da investigação são imprescindíveis as parcerias com outras instituições do ensino superior ou start-ups e empresas», referiu ainda.