Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-20 às 15h13

Escola Azul quer promover literacia do oceano e reforçar ligação dos jovens ao mar

Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, no lançamento do programa Escola Azul, Matosinhos, 20 fevereiro 2018
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu ao lançamento do programa Escola Azul, um projeto nacional que pretende promover a literacia do oceano e reforçar a ligação do setor do mar às escolas.

Em Matosinhos, na Escola Básica Professor Óscar Lopes, a Ministra referiu que «o Escola Azul pretende criar um maior envolvimento das escolas e das crianças, jovens e adolescentes em projetos ligados ao mar, sensibilizando-os para as obrigações relativamente ao mar, que tem de ser protegido, cuidado e preservado».

A Ministra destacou também que o projeto também fortalece a relação entre os jovens e o oceano, dando a conhecer outras carreiras profissionais que existem no mar: «A pesca é importante, mas existem outras atividades ligadas ao mar, desde a biologia marinha, a indústria naval, a marinha de guerra…»

O programa conta com a participação de 48 escolas e o envolvimento de 6500 alunos, mas o objetivo é continuar a alargar a abrangência do projeto nos próximos anos letivos: «Queremos atingir o maior número possível de escolas, não iremos conseguir todas as escolas do país porque será sempre mais fácil chegar às escolas do litoral, mas pretendemos atingir um número substancial».

Interação com o setor do mar

Para se tornar Escola Azul, as instituições devem desenvolver projetos sobre o oceano, integrar alunos de diferentes idades, envolver diferentes disciplinas, responsabilizar alunos e professores e interagir com o setor do mar. 

O Escola Azul tem ainda o objetivo de distinguir, estimular e apoiar as escolas portuguesas a trabalhar temas ligados ao oceano, integrar numa estratégia única e concertada os diferentes projetos e ações de literacia do oceano e reforçar a intervenção entre o setor e a comunidade escolar. 

Colocar o tema na agenda dos decisores políticos, ativar sinergias entre a comunidade educativa e as diferentes partes interessadas ligadas ao mar e delinear estratégias educativas harmonizadas são outros dos propósitos do programa. 

A coordenação do projeto está a cargo da Direção-Geral de Política do Mar e conta com a coordenação científica e de cooperação assegurada pela Ciência Viva.
Tags: mar, escola
Áreas:
Mar