Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-04 às 21h32

Equipas de Intervenção Permanente reforçam sistema de Proteção Civil

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na assinatura de protocolos entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil, as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários e as Câmaras Municipais, Fornos de Algodres, 4 maio 2018
As Equipas de Intervenção Permanente - equipas de bombeiros profissionais que se destinam ao cumprimento de missões no âmbito da Proteção Civil – vão ser estendidas a mais 79 municípios, reforçando o sistema de Proteção Civil.

Os protocolos para a constituição destas equipas foram assinados, em Fornos de Algodres, entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil, as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários e as Câmaras Municipais.

«Este conjunto de protocolos corresponde ao cumprimento de um dos objetivos do Governo: o reforço da profissionalização do sistema. Nós estamos a fazê-lo em várias frentes. Neste momento, atingimos cerca de 280 equipas profissionais nos bombeiros. Vamos até final do ano acrescentar mais 40», disse o Ministro da Administração Interna.

Eduardo Cabrita acrescentou que, neste momento, 219 municípios do continente dispõem já de estruturas profissionais nos bombeiros.

«Há um esforço de profissionalização que também leva à duplicação da estrutura dos GIPS, passando essa estrutura da Guarda Nacional Republicana a atuar em todo o território nacional e que leva também ao aumento da intervenção do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR», afirmou.

O Ministro observou ainda que há uma atuação em vários domínios, existindo «mais de 1300 bombeiros com estatuto profissional apoiados pela Autoridade Nacional de Proteção Civil», o que considera «uma peça essencial».

«Até ao final do ano, julgo que atingiremos os 1500. Assim estaremos a contribuir para a segurança das populações, com o envolvimento de todos», disse o Ministro da Administração Interna.