Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-21 às 17h34

Entrega do Estandarte Nacional à força que vai integrar a missão da UE na República Centro-Africana

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, preside à cerimónia de entrega do Estandarte Nacional à Força Nacional Destacada que está de partida para a República Centro-Africana, a fim de integrar a missão de treino da União Europeia no país (EUTM-RCA). 

A cerimónia decorre no Regimento de Artilharia Antiaérea, em Queluz, Sintra, no dia 22, pelas 11h30.

O contingente português que vai participar na EUTM-RCA é constituído por 40 militares dos três ramos das Forças Armadas e poderá atingir até 50 militares no decurso da missão. 

Esta Força Nacional Destacada vai integrar um Quartel-General situado em Bangui que conta com um efetivo de 170 militares de 12 países membros da União Europeia.  

Durante o ano de 2018 a missão não executiva da EUTM-RCA será comandada por um oficial general do Exército português, o Brigadeiro-General Hermínio Maio, que será responsável pelo planeamento e execução das ações de assessoria, formação e treino realizadas pela missão para capacitação das Forças Armadas da República Centro-Africana. 

Terá também a seu cargo a coordenação com as missões das Nações Unidas, de outras Organizações Internacionais e de Organizações Não Governamentais. 

Portugal participa também, desde o início de 2017, na missão de paz das Nações Unidas na RCA, com um contingente de cerca de 160 militares, que constituem a Força de Reação Rápida do comandante da missão. 

Esta força é formada maioritariamente por militares do Exército (156), 90 com a especialidade de Comandos, e 4 da Força Aérea Portuguesa. Esta missão manter-se-á durante 2018.