Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-21 às 16h42

Economia portuguesa está «a recuperar de uma forma sustentável»

Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral
O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou que o setor está «a recuperar de uma forma sustentável», como demonstra o crescimento de 11% das exportações (2017), o maior desde 2012.

«Soubemos hoje os dados das exportações e, em 2017, cresceram 11%, o maior crescimento desde os últimos seis anos», afirmou o Ministro, em Nelas, no Seminário de Empreendedorismo.

Manuel Caldeira Cabral acrescentou: «O investimento, já sabíamos, teve o maior crescimento dos últimos 18 anos, assim como PIB também teve o maior crescimento deste século».

Crescimento sólido, robusto e sustentável

O Ministro da Economia disse que, dois anos depois, torna a participar neste Seminário, mas – então - «a confiança das empresas e dos cidadãos estava ainda a retomar, a acordar. Hoje estamos com uma economia com um crescimento sólido, robusto e sustentável».

«A economia está a recuperar, e a recuperar de uma forma sustentável», reafirmou, referindo que «está a recuperar também na procura interna, no consumo, as pessoas estão mais confiantes. Mas está a recuperar com mais força no investimento, nas exportações».

Manuel Caldeira Cabral afirmou também que «estes dados significam que Portugal conseguiu ter uma reposição de rendimentos e ter a economia a crescer», num período (2016 e 2017) em que o saldo externo da economia, na balança de bens e serviços, foi «o mais elevado de sempre», sublinhou o Ministro. 

Mais rendimento com contas públicas equilibradas

«Conseguimos ter as pessoas com maior rendimento, maior consumo, melhor qualidade de vida e a terem uma confiança diferente e mais emprego. Mas conseguimos corrigir as contas públicas e reforçar o saldo externo da economia», disse ainda Manuel Caldeira Cabral.

O Ministro lembrou que «os dados hoje conhecidos mostram que 2017 não só foi um ano de forte crescimento das exportações, como foi um ano que manteve um saldo ligeiramente abaixo do de 2016».

«O ano de 2016 já tinha sido o mais elevado de sempre – a nível de exportações. O ano de 2017 aparece como o segundo mais elevado de sempre», acrescentou Manuel Caldeira Cabral.

O Ministro realçou: «Estes dados mostram que o modelo de crescimento que o Governo está a seguir é sustentável, equilibrado e consistente com a continuação da consolidação das contas públicas e com o equilíbrio externo. Ao mesmo tempo, é consistente também com a melhoria das condições de vida das pessoas».

Aumento do investimento traduz maior confiança

«Há dois anos, a economia estava a crescer perto de 1%. Sabemos agora que, em 2017, já cresceu 2,7%. Há dois anos, as pessoas estavam com menor confiança e o investimento estava muito abaixo dos níveis anteriores à crise», afirmou também Manuel Caldeira Cabral.

O Ministro acrescentou que «a recuperação do investimento próxima dos 14%, em 2017, é o maior crescimento do investimento, e - principalmente - do investimento privado e empresarial, com uma retoma muita forte, o que demonstra bem a confiança dos empresários».

«O que tínhamos tido, no período de ajustamento, era a ideia de que a competitividade tinha que ser conseguida pela diminuição dos salários, esmagando os salários para esmagar os custos. A visão do Governo é totalmente diferente», realçou. 

Manuel Caldeira Cabral questionou: «Se o aumento do salário mínimo nacional (atualmente, no valor de 580 euros) tinha esses efeitos tão nefastos na competitividade e na capacidade exportadora do País, porque é que as exportações, em 2017, já com dois aumentos do salário mínimo nacional, cresceram a um ritmo que nunca cresceram nos anos anteriores?». 

«As exportações cresceram a uma taxa de 11%, algo que não se via já desde 2010/2011, em que se estava a recuperar do grande afundanço que houve em 2009», concluiu.