Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-18 às 14h27

Economia Circular: Gestão de resíduos cria riqueza

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, destacou a importância de as entidades gestoras de lixo realizarem corretamente a reciclagem e reintrodução dos vários tipos de materiais no processo de produção.

Em Lisboa, no 12º Fórum Nacional de Resíduos, o Ministro sublinhou que «quem gere resíduos está numa posição extraordinariamente importante para criar riqueza porque não há resíduos, há materiais».

Matos Fernandes reiterou que «a abundância não reside na economia linear», que acabará por promover o esgotamento dos recursos, mas sim na capacidade de promover uma economia circular, baseada na reciclagem e reintrodução das matérias-primas no ciclo de produção.

«Cada vez mais temos de deixar de ser consumidores e passar a ser utilizadores, cada vez mais quem desenha modelos económicos tem de o fazer muito mais de uma perspetiva do serviço do que de uma perspetiva do produto», acrescentou.

Neste sentido, as entidades gestoras de lixo «têm na mão algo que vale ouro» se forem capazes de reciclar e reintroduzir os resíduos no ciclo de produção de bens.

O Parlamento Europeu aprovou esta quarta-feira, 18 de abril, o Pacote sobre Economia Circular que promove a transição de uma economia linear para uma economia circular, com base na redução do uso dos materiais primários e na aposta na reciclagem e reutilização de produtos.