Saltar para conteúdo

Notícias

2019-06-04 às 18h01

É urgente adotar estilos de vida que melhorem a qualidade do ar

«Quando se fala de ambiente e de qualidade do ar, não há fronteiras, sendo este um dos principais problemas na Europa», afirmou o Secretário de Estado do Ambiente, João Neves, no encerramento de uma sessão pública sobre boas práticas para a promoção da qualidade do ar, em Pampilhosa da Serra.

Sublinhando que «é com todos os autarcas que temos de trabalhar neste sentido», o Secretário de Estado referiu a importância de «começarmos já, individualmente e em parceria, a adotar comportamentos e estilos de vida que contribuam para a melhoria da qualidade do ar, em especial nas áreas urbanas e industrializadas».

João Neves lembrou ainda o Dia do Ambiente, que se assinala a 5 de junho, e - citando o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres – disse que esta data «tem de ser todos os dias». Este ano, o Dia do Ambiente tem por tema a poluição do ar.

A sessão sobre boas práticas para a promoção da qualidade do ar foi promovida em conjunto pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Do programa fez parte a assinatura de protocolos de colaboração entre a APA e 22 entidades: câmaras municipais de Oliveira do Hospital, Figueira da Foz, Arganil, Mortágua, Tábua, Penacova, Castelo Branco, Penela, Pampilhosa da Serra, Lousã, Tondela, Mira, Castanheira de Pera, Ílhavo, Coimbra, Oleiros, Fundão, Sertã e Gouveia, a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro e o Instituto Politécnico de Coimbra.