Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-10-28 às 19h31

«É imperioso que o cidadão compreenda a função do Exército»

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, nas comemorações do Dia do Exército 2018, Guimarães, 28 outubro 2018
«O Governo reconhece e entende a importância das Forças Armadas Portuguesas e o seu papel estruturante na democracia, na defesa intransigente dos interesses de Portugal e na manutenção da paz na ordem internacional», declarou o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, durante a cerimónia militar do Dia do Exército, em Guimarães.

«O Exército Português é uma instituição com uma história antiga e ilustre, uma história que não pode ser desbaratada. Hoje é uma instituição moderna, competente e interoperável», qualidades que têm sido reconhecidas internacionalmente pelos nossos aliados, através do «notável desempenho em teatros de operações de elevada exigência e complexidade» declarou o Ministro.

Gomes Cravinho homenageou as «sucessivas gerações de soldados portugueses pelos serviços prestados a Portugal» e os militares que «todos os dias servem o Exército Português, que o fizeram ao longo dos séculos e que o fazem nestes dias do presente – fazeis parte de uma linhagem ilustre». Por isso, é necessário e «imperioso» que o cidadão compreenda a função do Exército, tanto no «contexto nacional e internacional».

O Ministro referiu ainda a importância das Forças Nacionais Destacadas, recordando que Portugal é cada vez mais «promotor e fornecedor de segurança internacional» e saudou «os 434 militares que se encontram a cumprir missões fora de Portugal, no quadro das Nações Unidas, da União Europeia e da NATO, no Afeganistão, na Colômbia, no Iraque, no Kosovo, no Mali, na República Centro Africana e na Somália».

João Cravinho relembrou também o empenhamento do Exército no apoio ao Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, através das «ações de proteção civil e em tarefas relacionadas com a satisfação das necessidades básicas e de melhoria da qualidade de vida das populações», dando como exemplo o apoio que os militares deram na reposição da eletricidade ao município de Soure, após a tempestade Leslie.

O Dia do Exército 2018 arrancou no dia 20 de outubro com o evento dedicado à tecnologia, onde este presente a Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto. 

A exposição do Museu Militar do Porto (25-out), a Conferência «D. Afonso Henriques - Patrono do Exército» (26-out), a Homenagem aos Antigos Combatentes (27-out) e o concerto da Orquestra Ligeira do Exército (26-out), foram algumas das atividades inseridas nas comemorações.