Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-11 às 12h59

«É fundamental mantermos um investimento crescente na inovação»

Primeiro-Ministro António Costa durante a visita à empresa tecnológica Vision-Box, Oeiras, 11 maio 2018
É fundamental manter um investimento crescente na inovação
«Hoje, a questão das fronteiras é crucial, sendo cada vez mais necessário reforçar o controlo nas circulações, ao mesmo tempo que se cria o menor entrave possível» para que este processo seja fluido, afirmou o Primeiro-Ministro, António Costa, no final de uma visita à empresa tecnológica Vision-Box, em Oeiras.
 
«Com o grande crescimento do turismo mundial de que Portugal tem sido grande beneficiário, a pressão sobre as fronteiras é crescente» e «a multiplicação dos fenómenos migratórios também torna mais exigentes as necessidades dos documentos de identificação», disse o Primeiro-Ministro.
 
Assim, «o trabalho da Vision-Box é essencial», sublinhou António Costa, referindo que a empresa responsável pela produção de documentos como o passaporte eletrónico é «um símbolo da inovação de Portugal».
 
O Primeiro-Ministro lembrou ainda que «há poucos meses, a Vision-Box apresentou uma máquina que permite a descentralização da produção no Cartão do Cidadão» o que «facilita muito a vida das pessoas, libertando também a Casa da Moeda para outras funções».
 
Portugal no centro da inovação
 
«A Vision-Box torna a colocar Portugal no centro da inovação», afirmou António Costa, lembrando que há 13 anos a empresa conseguiu, em tempo recorde, a passagem do passaporte tradicional para o eletrónico, com leitura de dados biométricos.
 
O Primeiro-Ministro realçou que o passaporte eletrónico trouxe «a oportunidade de modernizar fronteiras»: «Foi possível desenvolver os quiosques de captação dos dados biométricos». 
 
«Esta tecnologia foi aplicada à própria fronteira com o Rapid, programa que se estreou em Faro, o primeiro aeroporto onde os cidadãos podem entrar sem controlo humano», apenas com recurso a documentos eletrónicos, acrescentou.
 
António Costa referiu que «o projeto do Cartão do Cidadão deu escala e robustez ao desenvolvimento dos quiosques» e «a Vision-Box teve sempre a capacidade de inovar, alargando o seu mercado e apresentando novas soluções». 
 
«Este caso é um bom exemplo de como, na inovação, a parceria entre o Estado e o privado é fundamental»: «A Vision-Box é líder de mercado neste setor e Portugal lidera os documentos eletrónicos, do ponto de vista da inovação», disse também. 
 
Necessidade de manter o investimento na ciência
 
«É fundamental mantermos um investimento crescente na inovação, com o consequente investimento na ciência e transferência desse conhecimento» para as empresas, afirmou ainda António Costa.

O Primeiro-Ministro disse também que «a Administração Pública tem de ser capaz de internalizar a inovação no seu próprio funcionamento», não significando, porém, a redução do papel de serviços do Estado, como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
 
«Pelo contrário, isto permitirá que os seus recursos humanos se concentrem naquilo que nenhuma máquina pode fazer», ou seja, «na investigação criminal de combate ao tráfico de seres humanos», acrescentou António Costa.
 
Uma melhor gestão dos recursos do Estado contribuirá para «um melhor serviço aos cidadãos e aos turistas, fazendo com que a indústria nacional se robusteça, apostando sempre na inovação», concluiu.